segunda-feira, setembro 18, 2006

Carlos Peninha Quarteto com Mariana Abrunheiro no Jazzin' Tondela dia 7 de Outubro de 2006

Foto de Eduardo Araújo


















Neste concerto a formação é a seguinte:

Carlos Peninha - Composição e Guitarras (Viseu)
Carlos Peninha (1962-Viseu)Guitarrista autodidacta desde os 12 anos a partir de 1982 estudou nos conservatórios de Música de Aveiro e do Porto e também na Escola de Jazz do Porto onde estudou com Carlos Azevedo e Mário Barreiros. Em 1987 foi professor de iniciação ao piano jazz na Escola de Jazz do Porto durante dois anos e posteriormente profissionalizou-se como professor de Educação Musical na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Estudou e executa vários instrumentos desde Teclados a Cordas em vários Projectos. Em 1986 foi co-fundador do Quinteto de Jazz de Viseu, grupo pioneiro na música de influência jazz na região, onde tocou piano e compôs grande parte do reportório. É desde 1994 colaborador regular do Trigo Limpo Teatro ACERT, onde tem feito a maior parte do seu trabalho musical dos últimos anos quer como intérprete, arranjador ou compositor de bandas sonoras para peças de teatro. Durante os muitos anos de actividade profissional como músico trabalhou e tocou em muitos projectos, do jazz á música popular, com muitos músicos entre os quais se destacam entre outros:Carlos Azevedo, Mário Santos, Laurent Filipe, Pedro Guedes, Rui Teixeira, Quiné, Augusto Aguiar, Acácio "Salero" Cardoso, Mariana Abrunheiro, João Lóio, Zeca Medeiros, Quinteto Violado(Brasil), Fran Perez e Marcos Teira( Galiza), Celso Paco, Ciro Pereira e Timbila Muzimba (Moçambique)...
Fizeram parte dos seus trios e quartetos e quintetos os músicos :
Voz-Mariana Abrunheiro
Tp-Brian Carvalho
Sax- Rui Teixeira / Manuel Marques
Pn-Carlos Azevedo / Pedro Guedes
Bs-Pedro Gonçalves / António Augusto Aguiar / Pedro Lemos
Dr-Acácio Salero / Paulo Bandeira / Joaquim Telles(Quiné) / João Cunha / Marcos Cavaleiro

Manuel Marques, Saxofones (Esposende)
Começou os seus estudos em França no conservatório de Música de Thiais e depois na Schola Cantorum (Paris). Estudou com Lee Konitz na escola “Impro” de Phillipe Ganter e com Jean-Claude Forhenbach no conservatório de Montreuil (Paris) e concluiu o Curso de Saxofone Jazz na ESMAE Porto. É director pedagógico e professor na escola de Música Flauta de Hamelim (Braga) e na Fundação Maestro José Pedro (Viana do Castelo).

Pedro Lemos - Baixo eléctrico(Viseu)
( Soltar a Língua, Corpo de Intervenção, Luís Portugal, Trilhos, Quinteto Jazz de Viseu)
Estudou nos Conservatórios de Musica de Aveiro e Porto e na Escola de Jazz do Porto com Pedro Barreiros e Mário Barreiros.

Marcos Cavaleiro – Bateria (Guarda )
(Art of Trio, Quarteto de Zé Pedro, Orquestra Jazz de Matosinhos)
Estudou no Taller de MUSIC em Barcelona e estuda actualmente na ESMAE no Porto. Estudou também com Alexandre Frazão, Acácio Salero, Marc Miralta e actualmente com Michael Lauren.

Convidada Especial
Mariana Abrunheiro – Voz (Coimbra)
( Rituais de Júlio Pereira, Cª Teatro A Barraca(actriz e cantora), Zeca Medeiros, Soltar a Língua, Cantos da Língua, GEFAC).
Actualmente com Projecto em nome Próprio “Marias”.
Frequentou cursos de canto nos Conservatórios de Música de Coimbra e Porto.

Programação completa do Jazzin' Tondela no LinK

http://www.acert.pt/jazzintondela2006/index.html

ou em

www.acert.pt


No seguinte link pode-se ouvir um tema gravado pelo Carlos Peninha Quarteto
com a seguinte formação:

CarlosPeninha- Guitarra el.
Rui Teixeira- Sax Tenor
Pedro Lemos-Baixo el.
João Cunha- Bateria

O tema chama-se DESORIENTE

Ps: Clica no nome do tema!